segunda-feira, 9 de março de 2009

Curiosidades Bíblicas

Curiosidades Bíblicas


1. Quantos livros, capítulos e versículos há na Bíblia?

Os seguintes números são baseados na Nova Tradução na Linguagem de Hoje:
A. T/N. T/Total
Livros: 39 /27 /66
Capítulos: 929/ 260/ 1.189
Versículos: 23.146/ 7.957 /31.103


Comparando com outras traduções, esses números podem ser um pouco diferentes. A Almeida Revista e Atualizada, por exemplo, tem 31.104 versículos (o final de 1Samuel 20.42 se torna o versículo 43) e a Almeida Revista e Corrigida tem 31.105 versículos (além de 1Samuel 20, o final de Juízes 5.31 se torna o versículo 32). A versão King James, por sua vez, tem 31.102 versículos, pois ajunta os versículos 14 e 15 de 3João. Os textos originais em hebraico e grego, por sua vez, trazem um total de 31.171 versículos (21.213 no Antigo Testamento e 7.958 no Novo Testamento). A maior diferença está no Livro de Salmos: vários deles trazem títulos que aparecem como o versículo 1 no texto hebraico e que, nas traduções, não são numerados.

2. Qual o maior capítulo da Bíblia?
O maior capítulo da Bíblia é o Salmo 119, com 176 versículos.


3. Qual o menor capítulo da Bíblia?
O menor capítulo da Bíblia é o Salmo 117, com 2 versículos apenas.

4. Qual é o menor versículo da Bíblia?
Isso varia conforme a versão. Conforme a Almeida Revista e Corrigida, é Êx 20.13: “Não matarás”. Na Revista e Atualizada, porém, Jó 3.2 tem apenas 7 letras: “Disse Jó:”.

5. Qual é o maior versículo da Bíblia?
O maior é Ester 8.9.

6. Quando a Bíblia foi dividida em capítulos e por quem? A Bíblia Sagrada foi dividida em capítulos no século XIII (entre 1234 e 1242), pelo teólogo Stephen Langhton, então Bispo de Canterbury, na Inglaterra, e professor da Universidade de Paris, na França.

7. Quando a Bíblia foi dividida em versículos e por quem? A divisão do Antigo Testamento em versículos foi estabelecida por estudiosos judeus das Escrituras Sagradas, chamados de massoretas. Com hábitos monásticos e ascéticos, os massoretas dedicavam suas vidas à recitação e cópia das Escrituras, bem como à formulação da gramática hebraica e técnicas didáticas de ensino do texto bíblico. Foram eles que, entre os séculos IX e X, primeiro dividiram o texto hebraico (do Antigo Testamento) em versículos. Influenciado pelo trabalho dos massoretas no Antigo Testamento, um impressor francês chamado Robert d´Etiénne, dividiu o Novo Testamento em versículos no ano de 1551. D´Etiénne morava então em Gênova, na Itália.


8. Qual(is) a(s) primeira(s) Bíblia(s) completa(s) publicada(s) com a divisão de capítulos e versículos?
Até boa parte do século XVI, as Bíblias eram publicadas somente com os capítulos. Foi assim, por exemplo, com a Bíblia que Lutero traduziu para o Alemão, por volta de 1530. A primeira Bíblia a ser publicada incluindo integralmente a divisão de capítulos e versículos foi a Bíblia de Genebra, lançada em 1560, na Suíça. Os primeiros editores da Bíblia de Genebra optaram pelos capítulos e versículos vendo nisto grande utilidade para a memorização, localização e comparação de passagens bíblicas. Em Português, já a primeira edição do Novo Testamento de João Ferreira de Almeida (1681) foi publicada com a divisão de capítulos e versículos.

9. A palavra “Bíblia” aparece na Bíblia?
“Bíblia” é uma palavra que não aparece na Bíblia. Ela vem do termo grego biblos, por causa da cidade fenícia de Biblos, um importante centro produtor de rolos de papiro usados para fazer livros. Com o tempo, a palavra biblos passou a significar “livro”. Biblia é a forma plural (“livros”). A Bíblia, na verdade, é uma colecção de livros. Ela também é conhecida simplesmente como “o Livro”, “o Livro dos Livros”, “o Livro Sagrado” .

10. Quais os documentos mais antigos que trazem trechos bíblicos? O documento mais antigo que traz um trecho da Bíblia é um fragmento dos Rolos do mar Morto, encontrado próximo da costa do mar Morto em Israel. Escrita em torno de 225 a.C., a passagem é de um dos livros de Samuel que faz parte do Antigo Testamento. O texto mais antigo do Novo Testamento existente é um pedaço do Evangelho de João. Escrito em torno de 125 d.C., talvez apenas 30 anos depois da composição do Evangelho, o fragmento contém partes de João 18.31-33, incluindo a pergunta de Pilatos a Jesus: “Você é o rei dos judeus?”

11. Qual é o livro bíblico mais traduzido?
A Bíblia foi traduzida e publicada mais do que qualquer outro livro na história. O livro da Bíblia mais traduzido é o Evangelho de Marcos, talvez por ser o mais curto dos quatro Evangelhos e por trazer um relato cheio de acção a respeito da vida e dos ensinamentos de Jesus. Marcos está disponível em cerca de 900 línguas.


Extraído com adaptação da SBB

7 Comentários:

Unknown disse...

A Bíblia de Almeida ed.Contemporânea, Jó 3.2 "DISSE ELE:"1 letra a mais.
A versão corrigida-1995:Jó 3.2"E JÓ,FALANDO DISSE:" A mesma versão corrigida de 1969 é igual a de 1995.
Graça e Paz.
Dc.Marcos Vinicius

Unknown disse...

"A VIÚVA POBRE."
(Mc.12;Lc.21)
Assi que Jesus se sentou perto do templo, começou a observar as pessoas levando suas ofertas. Muitas pessoas ricas chegavam e davam grandes somas. Então, uma viúva pobre aproximou-se e colocou duas moedas de cobre, de pouco valor."ESTA MULHER DEU MAIS DO QUE OS OUTROS" disse Jesus aos seus discípulos,"PORQUE ELA DEU TUDO O QUE TINHA".
Jesus estava zangado porque os mestres da lei, que amavam exaltar o quão religiosos eles eram, não cuidavam dos pobres apropriadamente.
No templo haviam treze caixas de oferta conhecidas como: "SHOFAROT" a PALAVRA "SHOFAR" significa "TROMBETA". Aparentemente as caixas tinham uma abertura em forma de trombeta. Este formato tornavam fácil colocar o dinheiro para dentro, mas impossibilitava que malicio que maliciosos enfiassem a mão e puxassem o dinheiro para fora.
Graça e Paz.
Dc.Marcos Vinicius

Unknown disse...

"O JULGAMENTO NOTURNO"
(Mt.26; Mc.14; Lc.22; Jo18)
A lei judaica na é´poca de Jesus proibia que os julgamentos fossem feitos à noite, e uma razão prática para essa lei era que as pessoas que estavam sem dormir não poderiam fazer um bom julgamento. O horário ilegal e o fato de que pessoas foram pagas para serem testemunhas são mensionados nos Evangelhos como evidências de que o julgamento de Jesus diante das autoridades judaicas foi completamente injusto.
Graça e Paz.
Dc.Marcos Vinicius

Unknown disse...

"LAVA PÉS"
O TRABALHO DE UM SERVO.
(João cap.13)
Na é´poca de Jesus, era comum que os convidados recebidos em uma casa tivessem a oportunidade de lavar os pés. O costume existia porque eles usavam sandálias devido ao clima muito quente, e seus pés rapidamente ficavam sujos conforme eles andavam pelos caminhos e estradas empoeiradas. O convidado esperava que, no mínimo, lhes dessem um pote de água para lavar os pés.
Entretanto, era mais comum que isso fosse feito por um servo. Atualmente a cerimônia do "LAVA PÉS" é realizada em muitas igrejas uma vez por ano, na noite anterior ao dia em que a crucificação de Jesus é relembrada. Esse dia tambem é conhecido como "ENDOENÇAS".
Poucos grpos cristãos incluem a cerimônia do lava pés mais vezes durante o ano eclesiástico. Entre eles estão os grupos ANABATISTAS da America do Norte. A cerimônia lembra que eles devem servir uns aos outros e jamais achar que algumas pessoas na igreja são mais importantes do que outras.
(Estraido com da Enciclopédia sobre a vida de Jesus-SBB)
Graça e Paz
Dc.Marcos Vinicius

Unknown disse...

"BERSEBA"
(Gn.21.22-34)
O nome BERSEBA< que em hebraico significa:BEER-SHEVA, significa"POÇO DAS SETE" foi dado esse nome em memória das sete ovelhas dadas por Abraão a Elimeleque como valor de compra do poço que ele comprou após ter achado água.
(fonte: Cafétorah)
Graça e Paz.
Dc.Marcos Vinicius

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

"MIZRAIM"

Um dos quatro filhos de Cão.Ele teve no mínimo sete filhos, a maioria dos qqquais estão listados como primogênitores de diferentes tribos e povos. Mizraim é o termo hebraico usado geralmente para o Egíto; os egípcios, portanto, são considerados descendentes de Cão (Gn 10.6,13; 50.11; 1Cr 1.8,11)

Postar um comentário

Powered By Blogger

ISET © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO