quinta-feira, 26 de maio de 2011

QUEM GANHA ALMAS SÁBIO É???

EXEGESE DE PROVÉRBIOS 11.30

Um versículo bastante difundido no meio evangélico é Provérbios 11.30, e sua
clássica aplicação como grande incentivo ao evangelismo: aquele que ganha almas é sábio.
O princípio de que “ovelha gera ovelha” sempre nesse versículo o seu texto-chave. Esta
aplicação remonta à época da Reforma, e foi celebrizada na famosa tradução de King James
e Geneva Bible, - “and he that winneth souls is wise”- junto com a nota marginal desta
última que traz a interpretação que passou a prevalecer: “ou seja, os traz para o
conhecimento de Deus”. Anos mais tarde, o metodismo continuaria com essa leitura,
quando John Wesley assim comenta essa passagem: “o fruto – seus discursos e toda a sua
conversação, que são como o fruto da árvore da vida. Ganha – aquele que ganha almas para
Deus”. Portanto, podemos dizer que esta aplicação do versículo é uma marca do
metodismo, a qual passou para o protestantismo norte-americano e dali para o
protestantismo brasileiro. Esta tradução tradicional ainda é seguida pela Almeida (tanta a
Corrigida como a Atualizada), a espanhola Reina Valera edição 1995, a alemã Schlachter
de 1951. Porém, uma leve observação no texto massorético nos mostra que esta tradução
não é adequada (seguimos aqui o Codex Aleppo, o Códice Lenigradense muda o ponto
diacrítico da última letra shin):
פְּרִ י צַדִיק עֵץ חַיִים וְּלקֵחַַ נְּפַׁשות חָכָם
O motivo da discórdia neste versículo é o verbo לקח. Este verbo tem o sentido
básico de “pegar”, “tomar”, fazendo que a parte b do versículo seja lido assim literalmente:
“aquele que pega (?) almas é sábio”. A Septuaginta e a Vulgata Latina não ajudam, antes
deixam a interpretação do versículo ainda mais confusa:
(“fora do fruto da retidão cresce árvore da vida, mas as almas dos transgressores são
cortadas antes do tempo”).
Vulgata: fructus iusti lignum vitae et qui suscipit animas sapiens est
(“o fruto do justo é árvore da vida, e o que ampara as almas é sábio” – Tradução de
Padre Antônio Pereira de Figueiredo)
As várias traduções refletem as diferentes tentativas de elucidar a parte b deste
versículo:Bíblia de Jerusalém: “o sábio conquista as pessoas” (seguida pela Bíblia Vozes e
pela Bíblia do peregrino)
Tradução Ecumênica: “o sábio cativa as pessoas” (seguida pela Jewish Publication
Society,
Nova Tradução na Linguagem de Hoje: “quem aumenta o número de amigos é
sábio”
A Bíblia Viva: “quem é sábio leva outros para junto de Deus”
Luther Bible 1912: “o que ganha corações é sábio”
Revidierte Lutherbibel (1984): “o roubo leva embora a vida”
Leeser Old Testament (1853): “o que atrai almas para si é sábio”
New Revised Standard Version: “a violência arrebata vidas”.
Revised Standard Version: “a impiedade arrebata vidas”.
Targum: “o que recebe as almas dos sábios é agradável”
Peshitta Siríaca: “as almas dos ímpios são dispersas”
Como podemos resolver este impasse? Uma leitura tão diferente como a da
Septuaginta deve ter alguma base. Podemos perceber que a Peshitta Siríaca segue a leitura
grega (embora em muitas ocasiões, apesar de ser uma tradução semítica, ela apresenta-se
mais alinhada com a Septuaginta). Prestando atenção que a disposição preferida em
Provérbios é o paralelismo antitético – antagonismo de idéias, seria de se esperar que o
segundo hemistíquio trouxesse alguma contraposição ao justo. A Bíblia Hebraica
Stuttgartensia propõe que tenha havido uma confusão na última palavra – um escriba
colocou םָכָח quando a palavra provavelmente seria סָמָח, “violência” – o que explicaria a
estranha leitura da septuaginta, tão diferente do texto massorético, e torna plausível e mais
correta a interpretação da New Revised Standard Vdersion.

11 Comentários:

Unknown disse...

acredito que a palavra,é a verdade de Deus revelada ao home para o seu crescimento, moral, ético e espíritual, ser sábio é levar outros a presença de Deus . biblia viva .

eduardo disse...

em nenhum tempo da história antiga vc ve um judeu pregando jesus ou se esforçando para levar alguem a Deus ate pq os judeus se achavam povo único e exclusivo dele. analisem o texto que esta em um contexto poético esse ganha almas e sabio nao esta falando a cerca dr almas para cristo e sim de conquistar pessoas amigos para si e não para o reino. uma boa exegese biblica sobre o texto e fundamental para evitar mos falar o que a biblia nao diz.

João Zanco disse...

Alegra-me bastante ver um desenvolvimento tão prufundo de uma passagem biblica.Isto denota que ainda temos pessoas preocupadas com uma boa interpretação e exegese da Bíblia,em contraprtida outros que a lêem superficialmente e ainda colocam heresias:
Parabéns e obrigado!
zanco,pr

Unknown disse...

Concordo contigo Eduardo, porém, admitamos que, por não se tratar de uma heresia, algo que nos afastaria do Pai e da Jerusalém Celeste, bom seria se todos os cristãos ao redor do mundo cometesse tal equívoco e se tornasse por este versículo Pv 11:30, um autêntico ganhador de almas. Tal engano saquearia mais rapidamente o inferno e povoaria mais rapidamente o Céu.

everton disse...

A teologia era p nos levar mais perto de Deus! Mas infelizmente quanto mais o tempo passa mais as pessoas estão A apegando na teoria e não na prática. O que sr p ser benção está sendo maldição. Essa interpretação Não impulssiona ninguém a ganhar Almas. Será q é isso q o senhor quer?

Unknown disse...

É verdade infelizmente os homens q dizem devoto de Cristo então pregando para seus próprios interesses

Unknown disse...

Eduardo, todo crente convertido tem o seu prazer na lei do senhor, e nela medita dia e noite. Além do mais ele é luz neste mundo. O seu compromisso está firmado em Deus de adora-lo e propagar o seu nome para aqueles que não conhecem seu amor amor. Partindo desses pressupostos, todo crente fiel que conquista (ganha) amigos para si, também o faz pensando em Deus, com objetivos de leva-los a Deus. Por isso que todo aquele que ganha almas é sábio.

Unknown disse...

Interpretem como quiserem interpretar, mas eu vou continuar a buscar e ganhar almas para Cristo! Isto ja decidi e é irrevogável.
Entendo que uma comunidade chamada cristã que não se preocupa em ganhar almas para Cristo pode ser chamada de qualquer coisa, menos de igreja.
Conforme Atos 1.8 a Igreja foi criada e chamada para ganhar almas para Cristo.
Teologia é muito bom,já estudei, continuo estudando, mas temos que tomar muito cuidado com a chamada alta e baixa crítica, muito conhecimento teológico sem unção do Espírito Santo leva ao formalismo,muita espiritualidade sem conhecimento teológico leva ao fanatismo, o ideal é buscar o ponto de equilíbrio.
Um abraço a todos

Unknown disse...

Se atentarmos para o tempo em que foi escrito provérbios, dá pra ver claramente que não está falando de evangelismo, pois na época não havia evangelismos, até pq não existia evangelho, pois o mesmo foi escrito depois de Cristo, isso não quer dizer que não possamos ganhar pessoas para Cristo e q isto e quem o faz não é sábio.
Mas o texto em si não tem essa conotação.Um abraço na paz do Senhor Jesus

Unknown disse...

Pelo o que eu sei,Eduardo,na Bíblia, e na história, os apóstolos eram judeus, e anunciava a todos,Jesus, o Cristo, Filho de Deus, único Caminho que leva à salvação e vida eterna.

Unknown disse...

Errata: anunciavam

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