terça-feira, 17 de março de 2009

Resumo Hamartiologia

RESUMO HAMARTIOLOGIA

Definindo pecado

hata' - errar o alvo. Em Juízes 20.16 se lê de homens que podiam lançar uma pedra num fio de cabelo "sem errar" (lô hata’). O verbo é usado mais de duzentas vezes no Antigo Testamento e as formas substantivadas são usadas por 198 vezes. Pecar é errar o alvo, é falhar no uso de algo de valor. A palavra grega que lhe corresponde é hamartia. A mais comum dessas palavras é hamartia, que descreve o pecado com um não atingimento do alvo, ou fracasso em alcançar um objetivo.

O mundo - Mundo, no ensino bíblico, é um sistema de valores corrompidos, voltados contra Deus, produto de uma sociedade humana em rebelião. Em João 3.16 lemos que Deus amou o mundo. Em 1João 2.15 somos exortados a não amar o mundo, porque quem ama o mundo não tem o amor do Pai em si. No primeiro texto, mundo significa a humanidade. No segundo, é um sistema de valores corrompidos. Satanás é seu príncipe (Jo 12.31 e 14.30) e ele, o mundo, está dominado pelo Maligno (1Jo 5.19).

- O príncipe das potestades do ar

O nome Satanás (Mt 4.10) vem do hebraico satan. Significa, originalmente, "adversário".
O nome Diabo (Mt 4.1) significa "caluniador". Remete ao seu carater como se vê em Gn 3.

Possessão

Em alguns casos, no relato bíblico, a pessoa assume uma força física descomunal (Lc 8.29), conhecimento sobrenatural (Lc 8.28) e comportamento auto-destrutivo (Mc 5.5). Observa-se que Satanás toma conta das faculdades físicas, mentais e psicológicas da pessoa. Invade e domina sua personalidade completa.

A carne

"A palavra 'carne' (no grego, sarx) é traduzida na New International Version como 'natureza pecaminosa' e se refere não ao corpo físico mas antes à natureza do homem em seu estado caído". Esta natureza impele o homem para a prática do mal, mesmo quando ele conhece o evangelho.

A universalidade do pecado - A base disto é o fato de que os homens são irmãos por causa da paternidade biológica de Adão. Com sua expulsão do Éden, toda a humanidade nasceu fora do paraíso e em pecado. Por isso, a universalidade do pecado alcança a todos os homens.

O pecado original, ou seja, o primeiro pecado da raça.

Não há uma doutrina sistematizada do pecado original, no Antigo Testamento, mas a idéia esta presente no texto já citado de Adão gerando Sete "à sua semelhança, conforme à sua imagem" (Gn 5. 3). O estado de Adão é de um humano caído e assim, ele gera filhos caídos

1 Comentário:

Unknown disse...

"REALMENTE O HOMEM NECESSITA DE UMA MUDANÇA DE CORAÇÃO; ELE PRECISA COMEÇAR A ODIAR O SEU PECADO AO INVÉS DE AMA-LO, E A AMAR A DEUS AO INVÉS DE ODIA-LO, ELE PRECISA, RESUMINDO, RECONCILIAR-SE COM DEUS. E O LOCAL, ACIMA DE TODOS OS OUTROS, ONDE ESTA MUDANÇA SE INICIA É AOS PÉS DA CRUZ, QUANDO COMPREENDE ALGUMA COISA SOBRE O ÓDIO DE DEUS PELO PECADO E SEU INDISCRITÍVEL AMOR PELO PECADOR."
(Palavras de: J.N D.Anderson)
Dc.Marcos Vinicius.
Graça e Paz.

Postar um comentário

Powered By Blogger

ISET © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO